Já somos mais crescidos !!!

3 / 4 anos



“ Já estamos mais crescidos !!”

Pois é !!!
Os nossos pequeninos estão a crescer e já não são os “bebés” que eram no ano passado !
Já passaram as fases de adaptação !
Já adquiriram muitas regras de comportamento e já interiorizaram as rotinas do Jardim de Infância !
Já sabem que há tempo para tudo num dia de jardim de Infância :

… hora de ouvir historias …
… hora de cantar …
… hora de dançar …
… hora de brincar …
… hora de jogar …
… hora de trabalhar …
… hora de comer …
… hora de descansar …




“Também vamos trabalhar mais e melhor!”




“ A criança de 3 / 4 anos é um mundo de novidades, onde múltiplas aquisições são realizadas e aprofundadas : sobe e desce escadas, salta a pés juntos, veste-se e despe-se, desabotoa os botões. Aperfeiçoa-se no manejo do lápis, os desenhos são cada vez mais expressivos.
As palavras são o seu instrumento para explorar e compreender o mundo à sua volta.
O seu vocabulário é cada vez mais variado e expressivo. A criança dá início à exploração e descoberta do mundo que a rodeia, no sentido de que se apercebe da sequência dos acontecimentos, interioriza noções e conceitos…Ocorre também um aperfeiçoar dos pequenos gestos diários, melhorando e aperfeiçoando a coordenação viso-motora.
Os 3 e 4 anos são a idade magica em que tudo se descobre , se transforma e se aperfeiçoa…”





“ A brincadeira é a própria vida da criança”

Brincar é uma necessidade básica do desenvolvimento da criança .
E através da brincadeira que a criança aprende, toma decisões, resolve mal entendidos, que interioriza conceitos, que aprende a partilhar, que exterioriza sentimentos, medos e alegrias, que estabelece as suas relações !
Durante o ano lectivo iremos desenvolver vários conteúdos no objectivo de que as crianças possam, através
da brincadeira do jogo e da afectividade, compreender o mundo que as rodeia e desenvolverem-se em todas as áreas:


Área do Conhecimento do Mundo

· Identificar os animais selvagens pelas suas principais características e situá-los no seu habitat
· Perceberem que não existem só no jardim zoológico e que devemos preserva-los para não desaparecerem

. Identificarem os diferentes tipos de habitação e qual o objectivo de cada parte de uma casa
· Identificar as cores e relaciona-las com o que nos rodeia
· Descobrir que misturar cores dá-nos novas cores
· Identificar os 5 sentidos ( eu ouço … eu vejo … eu cheiro … eu sinto … eu saboreio … )


Área da Formação Pessoal e Social

· conversar
· observar
· ouvir
· falar
· esperar a vez
· prestar atenção
· trabalhar em grupo
· cumprir regras
· terminar as tarefas

Área de Expressão e Comunicação
Expressão plástica
· pintura
· desenho
· estampagem
· carimbagem
· decalque
· recorte
· colagem
· modelagem
· digitinta
· rasgagem


Expressão musical /dramática /motora
· cantar
· dançar
· imitar
· dramatizar

movimentos
· rodar
· jogar
· saltar
· passear


Abordagem a escrita
· histórias
· poesias
· lenga-lengas
· dramatizações
· observações
· contar
· explicar
· descrever imagens

Abordagem a matemática
· agrupar (por tamanho, cor ou forma )
· ordenar
· fazer colecções
· jogar
· fazer sequencias
· fazer conjuntos

Sem comentários: